Jul 2, 2007

Ayurveda promove equilíbrio e é usada como tratamento complementar ao câncer

Ayurveda promove equilíbrio e é usada como tratamento complementar
Desenvolvida pelos antigos sábios indianos há mais de 5.000 anos, a ayurveda tornou-se uma das práticas alternativas mais conhecidas no mundo para tratar da saúde da mente e do corpo.


Baseada em dois termos sânscritos, ayu, que significa vida, e veda, conhecimento ou ciência, a técnica enxerga o indivíduo como um todo, e busca promover um equilíbrio geral, cuja conseqüência é a cura do físico e dos pensamentos. "A medicina indiana é voltada aos trabalhos de desintoxicação da mente e do corpo", explica Andrea Alves, diretora do Spa Jaya. Para que o tratamento dê certo, ela alerta que também é preciso personalizar a alimentação, acreditar que os exercícios físicos são fundamentais, e procurar dar mais atenção a hábitos que levem ao bem-estar da mente, como o relaxamento e os pensamentos positivos.

No entanto, segundo Ricardo Antunes, oncologista, diretor do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e responsável pelo Departamento de Prevenção da Sociedade Brasileira de Cancerologia, as terapias complementares também podem auxiliar no tratamento efetivo de doenças, como o câncer, por exemplo. "Elas aumentam a capacidade do corpo de lutar contra a doença, diminuindo os efeitos colaterais da quimioterapia", afirma. O IPC, por exemplo, elabora programas terapêuticos individuais e aplica a prática ayurvédica em seus pacientes.

Para Andrea, antes de iniciar qualquer tratamento ayurvédico, é necessário passar por uma consulta para desvendar qual é o seu dosha. "A medicina indiana acredita que os doshas são regidos por cinco elementos encontrados na natureza: água, ar, éter (ausência do som), fogo e terra. Todo mundo tem um dosha predominante." Por meio de um questionário, os profissionais que trabalham na área conseguem descobrir se você é vata (avoado e criativo, regido pelo ar e éter), pitta (enérgico, mas carinhoso, regido pelo elemento fogo) ou kapha (tranqüilo e paciente, dos elementos terra e água). Na Índia, saber o dosha é comum, como se aqui alguém lhe perguntasse sobre o seu signo ou ascendente. "Minha vida não andava, nada dava certo. Procurei ajuda na medicina ayurvédica e, depois do teste, descobri que sou pitta e precisava esfriar a cabeça", conta a empresária Silvia Gouvea, de 42 anos. Para ajudar na harmonização dos doshas, Márcia De Luca, fundadora do Cento Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, desenvolveu uma trilha sonora que equilibra o corpo e a mente. "A melodia para as pessoas de vata acalma, para as de pitta diminui a impaciência e, para as de kapha, acaba com a letargia", revela a profissional.

PRINCIPAIS TRATAMENTOS - Há mais de 10 anos, a arquiteta Patricia Avila, de 29 anos, sofria com fortes crises de enxaqueca. Após ter visitado vários médicos que lhe indicavam remédios alopáticos - que, segundo ela, não resolveram o seu problema -, decidiu procurar ajuda na medicina ayurvédica. "No primeiro dia de tratamento, já senti a diferença. Descobri que a minha dor de cabeça tinha a ver com o estresse do meu trabalho", lembra Patricia.

Segundo a diretora do Spa Jaya, as três técnicas ayurvédicas mais utilizadas são: abhyanga, shirodhara e swedana. "De preferência, elas devem ser feitas na seqüência", recomenda Andrea. A primeira, feita com as mãos e a aplicação de óleo, é responsável pela desintoxicação do corpo. Em seguida, aplica-se o shirodhara, que é um fio de óleo morno derramado na testa, indicado para limpar a mente. Por último, o paciente passa pela swedana, que é uma caixa de vapor que ajuda no processo de eliminação de toxinas por meio do suor.

SERVIÇO: Spa Jaya Tel.: (11) 3848-0726 Cento Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda Tel.: (11) 3168-5568 BOXE AS TÉCNICAS MAIS COMUNS ABHYANGA - Feita com deslizamentos das mãos e a aplicação do óleo mais conveniente para o problema do paciente, é responsável pela melhoria do tônus muscular e pela desintoxicação do corpo.

SHIRODHARA - Um fio de óleo morno contínuo é derramado na testa por aproximadamente 30 minutos. Responsável pela desintoxicação da mente, age diretamente no sistema nervoso.

SWEDANA - Uma caixa de vapor, como se fosse uma sauna, é utilizada no processo de eliminação de toxinas por meio do suor. Possui efeito relaxante. Deve ser feita após alguma massagem.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook