Aug 18, 2007

SC: baleia franca e filhote viram atração em praia


Uma baleia franca e seu filhote se transformaram em atração na tarde desta quarta na praia do Campeche, em Florianópolis. Muitos curiosos foram conferir e fotografar a presença dos mamíferos.
As duas baleias aproveitaram a alta da maré para se aproximarem da costa. Ali, sem que nenhuma embarcação se aproximasse e com apenas alguns surfistas na água, mãe e filhote deram um pequeno espetáculo, mostrando a cauda e ficando por um bom tempo a cerca de 200 metros da areia.

Nesta época é comum a presença das baleias francas no litoral de Santa Catarina, principalmente na região sul do estado. Todos os anos, vários dos cetáceos deixam a Antártida em busca de águas mais quentes e alimento. Se reproduzem, aguardam o filhote crescer um pouco e depois realizam a viagem de retorno.

No mês de julho, 56 baleias franca apareceram no litoral brasileiro, número considerado recorde. Segundo os biólogos do Projeto Baleia Franca, desde que o monitoramento foi criado na região, há 25 anos, não havia sido avistado tantos animais.

Fabrício Escandiuzzi

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook