Aug 17, 2009

Filme sobre massacre de índios em Rondônia ganha o principal prêmio do Festival de Cinema de Gramado de 2009

O documentário Corumbiara, de Vincent Carelli, foi eleito o melhor longa brasileiro, no 37º Festival de Cinema de Gramado. Um nobre trabalho de jornalismo investigativo sobre a violência cometida aqui contra esse povo da floresta.

O filme, que demorou mais de vinte anos para ser concluído.O cineasta num trabalho conjunto com Marcelo Santos descobre supostos sobreviventes de chacina numa aldeia do povo Corumbiara numa jornada pela mata.

O encontro com a aldeia, que parece perdida no tempo, foi exibido em rede nacional e destacado em diversos jornais do País.

Os fazendeiros que dominavam a região, na tentativa de esconder seus passos criminosos, encontram os índios e tentam mascarar os indícios de que eles faziam parte de uma comunidade isolada.

Na tentativa de prender os responsáveis, Carelli e Santos entram numa corajosa investigação de campo. A única prova que eles possuem para fazer tais denúncias são as imagens registradas pelo diretor com as declarações desses sobreviventes.

Quando Carelli iniciou as filmagens, queria apenas prender os supostos criminosos responsáveis. Depois de perceber que pouco do que eles pudessem provar surtiria efeito com as autoridades, tentam encontrar uma forma de proteger esses povos e contar a história que, invariavelmente, terá um triste final.
"Esse é um filme auto biográfico. Sempre falo em primeira pessoa", disse o diretor pouco antes do início da sessão. “Eu gostaria que as pessoas meditassem de quantos Corumbiaras (referindo-se ao massacre) o Brasil foi feito", pediu.
Aqui

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook