Mar 21, 2010

Câmeras serão usadas contra a farra do boi em Santa Catarina



A Polícia Militar (PM) tentará coibir a farra do boi deste ano com câmeras eletrônicas em Santa Catarina. A intenção é colocar três equipamentos móveis disponíveis em áreas conhecidas da prática e de grande aglomeração. Um dos pontos deverá ser em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, principal reduto de farristas e uma das cidades que mais registram ocorrências no Estado durante a Semana Santa.

Em reunião na tarde de quinta-feira, 18, no comando geral da PM, em Florianópolis, representantes de órgãos envolvidos definiram a utilização das câmeras. O recurso poderá ajudar na identificação dos farristas. Ainda não estão definidas as localizações dos equipamentos. O deslocamento deverá ser nos dias da Semana Santa.

“Sabemos do desgaste que esse tipo de ação representa, principalmente com a parte cultural. Mas vamos fazer nosso papel que é o de reprimir uma prática ilegal”, disse o coronel Nazareno Marcineiro, chefe da Comunicação Social da PM.

Além do recurso tecnológico, a PM acertou que fará barreiras para tentar descobrir a partir de que lugares os bois são transportados. Haverá atuação em conjunto com servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc). O Ministério Público também acompanhará a mobilização.

Os incidentes envolvendo a farra do boi diminuíram nos últimos anos no Estado, segundo a PM. No entanto, neste ano algumas ocorrências já foram registradas em Navegantes e Balneário Camboriú. Os próprios policiais afirmam que em regiões como Governador Celso Ramos o risco de confronto com farristas é alto.

A farra do boi é crime. A pena para quem participa ou colabora com a prática é de três meses a um ano de detenção.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook