May 30, 2010
Lula salta para a primeira divisão da diplomacia mundial
A Nova Estratégia de Segurança dos Estados Unidos, anunciada nesta quinta-feira (27) pela Casa Branca, elogia as políticas econômicas e sociais do Brasil, reconhece o país como guardião de “patrimônio ambiental único” e dá as “boas-vindas” à influência de Brasília no mundo.
“Nós estamos trabalhando para construir parcerias mais profundas e mais efetivas com outros centros de influência fundamentais – incluindo China, Índia e Rússia, assim como nações de crescente influência como Brasil, África do Sul e Indonésia – de modo que possamos cooperar em questões de preocupação bilateral e global, com o reconhecimento de que poder, em um mundo interconectado, não é mais um jogo de soma zero”, afirma o documento de 60 páginas do governo de Barack Obama. Leia matéria na íntegra aqui.
May 24, 2010
Biutiful em Cannes
Quem acompanha esse blog sabe que sou fã de carteirinha do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. Esse mês, no Festival em Cannes, Inárritu apresentou seu último filme "Biutiful" estrelado por Javier Bardem .
Segundo alguns colunistas o filme foi recebido com aplausos e muitas lágrimas na sessão para a imprensa, sendo que a atuação do espanhol Javier Bardem foi aplaudida por toda crítica. "Nunca vi ninguém investir tanto de si em um personagem, Javier pode com coisas mínimas transmitir a complexidade do personagem, e isto exige muito talento" afirmou o cineasta mexicano sobre Bardem.
E Javier devolveu ao mexicano os elogios recebidos na coletiva: "Alejandro é um dos maiores diretores de todos os tempos"
Em “Biutiful”, o enredo se concentra em Uxbal (Javier Bardem, premiado com o Oscar por “Onde os Fracos Não Têm Vez”), homem bom, divorciado, com a guarda dos filhos e sempre na luta para viver com dignidade. Um dia, ele descobre que está com câncer terminal. No pouco tempo que lhe resta, Uxbal tentará fazer o que acredita ser certo, mesmo com “o mundo inteiro contra ele”, nas palavras de Iñarritu
Aos críticos que reclamaram do fato de "Biutiful" ser um filme deprimente, obscuro, o cineasta mexicano respondeu que esta é sua obra "mais cheia de luz e de esperança".
“Há muita esperança. Estou falando de relações próximas numa era dominada pela internet e na qual todos vivemos distantes uns dos outros. A privacidade se tornou o movimento punk moderno”, protestou Iñarritu. Jornalistas bateram palmas, e ele logo completou: “Só temos visto filmes com explosões, cinismo, matança. Isso é a vida? É engraçado? Eu acho depressivo”, questionou.
É ou não é imperdível?
O que os críticos escreveram sobre o filme:
Entenda que Biutiful possui uma forte e linear estrutura narrativa. No entanto, acima de tudo, é um lindo e melancólico conto sobre o amor, a paternidade e a culpa. Algumas cenas são absolutamente dolorosas de se ver. (Kirk Honeycutt, Hollywood Reporter)
Fiel às raízes comerciais, sabe como produzir imagens marcantes. Mas o tipo de beleza que Iñárritu busca (algo profundo ou mesmo espiritual) está muitas vezes fora de seu alcance. (Anthony Kaufman, IFC)
Iñárritu tem trabalhado em Biutiful há muito tempo. Colocou sua alma e coração não somente no roteiro, mas em todo o projeto, e espero que tudo isso seja retrubuído ao início de 2011. Bardem é um candidato em potencial para indicação ao Oscar e não enxergo a direção e o roteiro do filme sendo ignorados, bem como a edição e a fotografia. (Brad Brevet, Rope of Silicon)
Recomendado para quem estiver disposto a ver Bardem usando uma fralda ou urinando sangue várias vezes num banheiro sujo. (Sukhdev Sandhu, Telegraph)
Para quem nunca admirou os filmes de Iñarritu, dotados daquele estilo bombástico que parece sempre querer mostrar de maneira tão enrolada um mundo já tão complicado, o novo trabalho dele deve registrar como seu nível mais baixo até agora. (Kleber Mendonça Filho)
Com Biutiful, Iñárritu felizmente reconheceu a necessidade de escrever suas próprias histórias. O desempenho de Bardem é um dos melhores de sua carreira. (David Bourgeois, Movieline)
May 23, 2010
Elegância na Casa Branca
Eu acho Michelle elegantérrima, cheia de personalidade e estilo.
Ela escolheu um vestido superbrilhante de Peter Soronen que deixou a imprensa internacional em polvorosa, como há algum tempo não acontecia. O longo azul de um ombro só com cinto prata cheio de cristais foi complementado com sandália Jimmy Choo, maquiagem destacando os olhos, brincos e o cabelo bem cacheado.
O que você achou?
May 18, 2010
May 17, 2010
Calorias Zero
Mais delícias aqui. Qual o seu doce preferido?
(clic na imagem para ampliar)
May 11, 2010
Jornalista é demitido da National Geographic por criticar Veja no Twitter
O jornalista Felipe Milanez, editor da revista Nacional Geographic Brasil, licenciada pela editora Abril, foi demitido hoje, por ter criticado via Twitter a revista Veja.
Milanez publicou, em seu perfil no microblog, comentários a respeito da reportagem "A farsa da nação indígena", veiculada na última edição da revista. "Veja vomita mais ranso racista x índios, agora na Bolívia. Como pode ser tão escrota depois desse século de holocausto? (sic)", escreveu em post no último domingo (9).
Em mensagem no mesmo dia, Milanez complementou dizendo que ignorava a Veja, mas "racismo" da publicação fez com que se manifestasse. "Eu costumava ignorar a idiota Veja. Mas esse racismo recente tem me feito sentir mal. É como verem um filme da Guerra torcendo pros nazistas (sic)".
Isso é um absurdo.Leia a entrevista que felipe Milanez ao Portal IMPRENSA aqui.