Jul 25, 2010

"Talvez seja hora da Formula 1 passar a se chamar Formula 171", @bmazzeo no Twitter

Reprodução:Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Papelão da Ferrari para os mundo assistir hoje. Após uma espetacular largada, pulando de terceiro para a liderança, o brasileiro Felipe Massa recebe uma “informação” pelo rádio na 49° volta e deixa o espanhol Fernando Alonso passar para vencer o GP de Hockenheim, na Alemanha.

Além de ter largado muito bem, Massa guiava com muita segurança e controlava Alonso, seu companheiro de equipe, na disputa pela vitória. Mesmo mais veloz o espanhol não conseguia passar o brasileiro e em uma conversa pelo rádio com a equipe reclamou da situação.

– “Isto é ridículo!” – esbravejou Alonso.

Algumas voltas depois foi a vez dos dirigentes da escuderia se posicionarem com a situação e coube ao engenheiro de Massa, Rob Smedley, passar a informação para o piloto brasileiro.

Na 49ª volta, a 18 do fim, Rob Smedley chamou Massa pelo rádio de comunicação e disse pausadamente:

- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?

A confirmação que entendeu o recado veio imediatamente, quando Felipe Massa quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo “incômodo”:

- “Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.” – finalizou Smedley.

Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, conquistando sua segunda vitória na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, Lewis Hamilton e Jenson Button, a dupla da McLaren.

Na entrevista coletiva, Felipe Massa seguiu a cartilha e até elogiou o trabalho da Ferrari, mas foi irônico ao ser perguntado sobre a manobra polêmica.

- “Não preciso dizer nada sobre isso.” – disse Massa.

Após a corrida os dirigentes da equipe italiana tiveram de ir à torre de controle do autódromo para explicar o incidente e as ordens codificadas na comunicação por rádio durante a corrida.

Depois de ouvir as explicaçõe dos dirigentes da Ferrari os comissários acabaram considendo a escuderia culpada por ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos no GP da Alemanha. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) multou o time em US$ 100 mil e julgará o caso em uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da entidade.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook