Feb 1, 2007

LUA CHEIA FESTA PARA IEMANJÁ



Amanhã, 2 de fevereiro é dia de festa para Iemanjá





Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e fecundidade.
Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadando no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e elevando-as ao céu, indicando as variações das ondas do mar.



Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. Tem diversos nomes (ou qualidades) referentes à diversidade e às diferentes profundidades dos trechos do rio “Yemoja”.
Iemanjá representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela.



Complacente e pródiga, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias das lendas européias ou a Iara dos mitos indígenas, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a mãe da criação.




Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome deste orixá.
Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos Orixás. Sua cor é branca, associada ao orixá Oxalá e juntos teriam feito a criação do mundo.




Significado: iya; mãe. Omo; filho. Eja, peixeDia da semana: SábadoCores: branco e azul (cristal translúcido)Saudação: O doiá! (odo, rio)Elemento: águaDomínio: mar, água salgadaInstrumento: abebê (espelho)


No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook