Jun 3, 2008

A Energia das Pedras

Não é de hoje que o homem busca na natureza alívio para suas dores e, através dela, repõe as energias do dia-a-dia. A Terapia das Pedras Quentes já era usada pelos povos antigos para tratamento, e conforto no mal-estar. Para atravessar os períodos de jejum, os monges tibetanos repousavam pedras quentes sobre o estômago e abdômen para produzir a sensação de saciedade, aplacando a fome. As índias, da mesma forma, buscavam alívio para as dores menstruais e os chineses, para os músculos cansados e as gastrites. Esta técnica também era usada para energizar o corpo e aliviá-lo da ansiedade.

Afinal, a crença era de que as pedras retêm as forças da natureza.
Para conviver com os velhos e tão atuais problemas de ansiedade, cansaço, dieta alimentar, stress, cólica menstrual, ressurge, repaginada, esta antiga prática: a massagem com pedras quentes. Um contraponto às várias opções disponíveis da indústria farmacêutica. Afinal, resgatar soluções naturais é a alternativa que temos diante da preocupação com os efeitos colaterais dos remédios e o excesso de química no organismo.

Na França e no Oriente, esta terapia vem sendo bastante utilizada para dores e curas de doenças. Na Itália, ganhou fama pelos seus poderes de amenizar a celulite e ajudar no processo de emagrecimento. Nos Estados Unidos, é procurada no tratamento pós-câncer, para devolver a energia perdida pela quimioterapia.

Mas a Terapia das Pedras Quentes vale também para quem não tem nada para tratar, já que a técnica promove um bem-estar, um relaxamento profundo e um aumento de auto-estima. Como funciona A combinação de técnicas orientais antigas com a criatividade profissional de hoje produz algumas variações que começam pela seleção e origem das pedras usadas nas massagens. As mais apropriadas têm, no seu interior, substâncias térmicas para manter o calor por um longo período. Já se tratando de pedras frias, a mais indicada é o mármore

As pedras pesam em média de 200 a 300 gramas.
Pedras quentes (e também frias) e óleos essenciais aromáticos, que ajudam as pedras a deslizar sobre os músculos, são utilizados, em vez das mãos, para fazer a massagem profunda no corpo. No caso de alternância de temperaturas, o terapeuta manipula a pedra quente com uma das mãos e com a outra, a fria. Dessa forma, a veia dilata com o calor e contrai com o frio, estimulando a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas.

As pedras frias têm poder anestésico, por isso podem ser utilizadas para aliviar dores de cabeça, na coluna, entre outras. Já o calor e a pressão agem como uma drenagem linfática, combatendo a retenção de líquido.
Os movimentos das pedras pelo corpo são semelhantes aos do shiatsu, transmitindo energia e provocando, com o jogo de temperaturas, respostas alternadamente sedativas e energizadoras.

Aí é só relaxar... Esquecer o stress diário e curtir o prazer da massagem.

Benefícios Segundo os terapeutas, esta massagem combina resultados terapêuticos, estéticos, de drenagem linfática e de antiestresse, promovendo: • o equilíbrio do sistema nervoso • o controle da ansiedade • a desobstrução das vias energéticas • o alivio de tensões e da cólica menstrual • a melhora do fluxo sanguíneo • a diminuição de dores de cabeça • a melhora do sono • o combate de gorduras localizadas e da celulite, ao dissolver as toxinas

Quem experimenta fica fã. Os efeitos obtidos, vêm das massagens e do peso das pedras aquecidas, que acabam funcionando como bolsas de água quente.
Sobre a existência da energia das pedras, pode haver controvérsias, mas quanto ao prazer da massagem não há dúvidas, é sentido desde a primeira sessão! Para o corpo absorver a energia e manter seu equilíbrio é preciso pelo menos umas três sessões.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook