Jun 5, 2008

Obama versus McCain vai sacudir o mundo



Correspondente em Israel, Nahum Sirotsky recém-completou 80 anos, dos quais mais de 60 dedicados ao jornalismo. Leia a ótima análise que ele fez sobre a campanha para presidente nos EUA.

Nahum Sirotsky, em Israel –

"Como assumi desde o começo, Obama tem boas possibilidades de chegar à Casa Branca. Mas terá pela frente um doloroso caminho. O próximo passo será de obter a confirmação de sua candidatura na convenção do Partido Democrático. Nunca se pode descontar todas as hipóteses de problemas de última hora. Jogadas políticas na Convenção. Nas brigas, nem sempre as regras são respeitadas.

Já houve outra revolução na historia da presidência americana que anda meio esquecida, que também foi realizada por um jovem senador. Entre os preconceitos que predominavam nos Estados Unidos na época havia o religioso. Considerava-se inconcebível eleição de um católico. O consenso entre os protestantes era o de que um católico deveria lealdade ao Vaticano, ao papa, a Constituição seria secundária.

John Kennedy era católico. E este fato foi usado contra ele na luta pela indicação do partido e na campanha presidencial. Ele teve como companheiro de chapa o senador texano Lyndon Johnson, que também desejara a presidência.

Ganhou a eleição com uma diferença mínima obtida nos resultados do pleito em Chicago. Ficou na história como um grande inovador, um mito. Mas foi assassinado sem ter completado coisa alguma. Até agora persiste a dúvida se o autor matou pela fama ou a serviço de alguma força organizada. Seu vice–presidente assumiu. Eu, minha mulher e nosso filho vivíamos em Nova York. Assistimos o assassinato pela televisão, na hora exata.

Robert, que também tinha as qualidades de grandeza, irmão de John, foi assassinado em campanha por um insignificante cidadão muçulmano, ato também nunca satisfatoriamente explicado. Kennedy foi o primeiro e último presidente católico. Aliás, é provável que a maioria dos que me estejam lendo ignorem que o Brasil teve um único presidente não católico, foi eleito pelo voto do Congresso. O general Ernesto Geisel era protestante.

Obama, se confirmado pela Convenção Nacional do Partido, faria dupla ideal se convencesse Hillary Clinton a ser sua companheira de chapa. Ela tem penetração em segmentos da população que ainda não aceitaram a hipótese de um homem de cor que não é expressão da maioria étnica americana. Também jamais mulher chegou a vice-presidência. Hillary talvez termine sua campanha com maioria do voto popular.

Mas no sistema eleitoral americano o presidente é escolhido por eleição indireta, por um colégio eleitoral que pode ser eleito por minoria de votos populares contanto que tenha maioria dos eleitos para o Colégio segundo uma divisão de lugares entre os Estados da Federação de acordo com a população de cada um. Para entender, um candidato pode ganhar os eleitores do Colégio dos grandes Estados e perder em Estados menores e não ser o escolhido.

No fundo, no colégio os eleitores conquistados por cada candidato são moralmente obrigados a nele votar. Bush foi eleito presidente por uma discutível decisão da Justiça a ele atribuindo maioria do Colégio da Flórida. E Gore, o candidato democrata que tinha sido o vice do presidente Clinton, deixou de ser o presidente tendo maioria do voto popular. E o que talvez tenha mudado o curso da história do mundo.

Confirmado o candidato na Convenção, Obama enfrentará uma campanha que será certamente mais difícil e dolorosa do que aquela que deu a vitória ao católico John Kennedy. Todos os meios são utilizados, rumores, boatos, passado, família. E muito, muito dinheiro."

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook