Nov 28, 2008

Ambrosia no domingo para alegrar os Deuses


Adoro Ambrosia, é fácil de fazer e fica uma delícia de sobremesa experimente:


Ingredientes:
5 litros de leite integral
3 xícaras de açúcar refinado
10 ovos
canela em pó (opcional)

Modo de Fazer:
Ferva o leite em uma panela grande e de borda larga. Acrescente o açúcar e mexa sempre, até levantar fervura. Diminua a chama e deixe ferver. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata até ficar com uma tonalidade bem clara. Despeje sobre o leite fervendo, bem devagar, sem mexer e deixe cozinhar de modo que os ovos fiquem firmes. Descole das bordas da panela e vire cada pedaço, com cuidado para não quebrar. Deixe a mistura ir engrossando e secando vagarosamente. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela, sempre com o cuidado para não quebrar as postas de ovos que se formaram. Deixe cozinhar até a calda engrossar, o que irá levar algumas horas.
Estará pronta quando a calda estiver grossa mas não seca.
Depois de pronto despeje em compoteira funda. Sirva gelada e polvilhe canela.


"Ambrosia, de origem Portuguesa é o manjar dos deuses do Olimpo, segundo a mitologia grega era um doce com divinal sabor. Um doce tão poderoso que se um mortal a comesse, ganharia a imortalidade.
Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade.
O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal"

5 comments:

josaphat said...

Espero que os Deuses se estejam acalmando por aí, colega.

Iza said...

Oi colega, estamos tentando alegrar os Deuses de todas as maneiras... mas ontem morreram mais 5 num deslisamento em Itajaí e a defesa civil diz que apesar de a tendência ser do nível das aguais baixarem, ainda há riscos de deslizamentos nas encostas. Aqui no,litoral o tempo está mais firme ontem fez um dia lindo de sol. Um abraço

Iza said...

Josaphat acho que os Deuses ficaram felizes hoje a chuva deu uma boa trégua, o sol apareceu. Viva!!!

António said...

Eu quero ambrosia!

Iza said...

hahahahahah
vou providenciar

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook