Nov 25, 2008

Saramago comenta desastres da chuva em SC


Saramago já está no no Brasil e comenta em seu blog
http://caderno.josesaramago.org/
os estragos que a chuva vem causando em nosso Estado:
"No Brasil, entre entrevista e entrevista, fico a conhecer duas notícias: uma, a má, a terrível, que o temporal que de vez em quando desaba sobre São Paulo para deixar, minutos de fúria depois, um céu limpo e a sensação de que não se passou nada, no sul causou pelo menos 59 mortos e deixou milhares de pessoas sem casa, sem um tecto onde dormir hoje, sem um lar onde seguir vivendo. Notícias destas, apesar de tantas vezes lidas, não podem deixar-nos indiferentes. Pelo contrário, cada vez que nos chega a voz de um novo descalabro da natureza aumenta a dor e a impaciência. E também a pergunta a que ninguém quer responder, embora saibamos que tem resposta: até quando viveremos, ou viverão os mais pobres, à mercê da chuva, do vento, da seca, quando sabemos que todos esses fenómenos têm solução numa organização humana da existência? Até quando olharemos para outro lado, como se o ser humano não fosse importante? Estas 59 pessoas que morreram em Santa Catarina, neste Brasil onde estou agora, não tinham que ter morrido de esta morte. E isto, sabemo-lo todos."

O que Saramago ainda não sabe é que as mortes aumentaram, e de ontem para hoje já são 65, 44 mil desabrigados e 30 pessoas desaparecidas.


4 comments:

josaphat said...

Que grande desastre, Iza! Será que essa chuva não passa?

Iza said...

Querido Josaphat a chuva tem dado uma trégua durante o dia, até o sol apareceu , mas chega à noite e lá vem ela. Pelo menos de dia ajuda nos trabalhos de salvamento. Segundo a previsão isso vai ainda até a próxima semana. Muito triste

Alexandre Kovacs said...

Izabella, que tristeza para Santa Catarina. Muita força aqui do Rio de Janeiro!

Iza said...

Kovacs graças a Deus aqui em casa não teve nenhum problema, ao redor da casa está tudo encharcado , mas nem uma goteira. Obrigada pelo carinho. Vamos rezar e mandar força para os desabrigados de Blumenau e Itajaí.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook