


Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
“Comemorava-se o aniversário do Vinicius na Churrascaria Carreta, freqüentada por boêmios e intelectuais. Para fazer esta foto, subi num tamborete, que logo após o clique se quebrou — eu caí e o disparador da câmera quebrou. A sorte é que a máquina não abriu e eu consegui salvar o filme. Foi publicada em página inteira no Caderno B”
Evandro Teixeira iniciou-se na fotografia em 1958, no jornal carioca Diário da Noite. Deste ano em diante, Teixeira registrou golpes militares no Brasil e no Chile, Olimpíadas, Copas do Mundo, além de figuras como Mané Garrincha, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Suas imagens já foram expostas em Paris, Frankfurt, Zurique, Madri, Veneza, Basiléia, Nova York, Cuba, México, Buenos Aires e Bogotá.
Atualmente, seu nome encontra-se na Enciclopédia Internacional de Fotógrafos, que reúne os maiores nomes da fotografia desde 1839.
“O trabalho de Evandro Teixeira materializa a modernidade, a urbanização do Brasil. Não há nada mais brasileiro que sua fotografia." As palavras são do também fotógrafo Sebastião Salgado, que sempre se entusiasma ao falar do colega, único outro brasileiro a figurar com ele na Enciclopédia Suíça de Fotografia.