Reprodução:Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Além de ter largado muito bem, Massa guiava com muita segurança e controlava Alonso, seu companheiro de equipe, na disputa pela vitória. Mesmo mais veloz o espanhol não conseguia passar o brasileiro e em uma conversa pelo rádio com a equipe reclamou da situação.
– “Isto é ridículo!” – esbravejou Alonso.
Algumas voltas depois foi a vez dos dirigentes da escuderia se posicionarem com a situação e coube ao engenheiro de Massa, Rob Smedley, passar a informação para o piloto brasileiro.
Na 49ª volta, a 18 do fim, Rob Smedley chamou Massa pelo rádio de comunicação e disse pausadamente:
- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?
A confirmação que entendeu o recado veio imediatamente, quando Felipe Massa quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo “incômodo”:
- “Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.” – finalizou Smedley.
Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, conquistando sua segunda vitória na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, Lewis Hamilton e Jenson Button, a dupla da McLaren.
Na entrevista coletiva, Felipe Massa seguiu a cartilha e até elogiou o trabalho da Ferrari, mas foi irônico ao ser perguntado sobre a manobra polêmica.
- “Não preciso dizer nada sobre isso.” – disse Massa.
Após a corrida os dirigentes da equipe italiana tiveram de ir à torre de controle do autódromo para explicar o incidente e as ordens codificadas na comunicação por rádio durante a corrida.
Depois de ouvir as explicaçõe dos dirigentes da Ferrari os comissários acabaram considendo a escuderia culpada por ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos no GP da Alemanha. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) multou o time em US$ 100 mil e julgará o caso em uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da entidade.
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