Dec 20, 2006

O melhor verão de sua vida está chegando


Prepare-se. O melhor verão de sua vida está chegando

Cansei de buscar a onda perfeita.
O pôr-do-sol mais lindo.
Amores definitivos.
Aquela foto.O exemplo. A remada. A razão...

E, de medo em medo, perda em perda, dor em dor,
comecei a sentir os músculos do apego cedendo. Perdi muita coisa.
Mas, perdi o medo de deixar as coisas imperfeitas mesmo.
Perdi o medo do sol ir embora e não ter feito a foto.
Perdi o medo de caco de vidro na areia, de sola queimada no asfalto.
Joelho lascado de marisco. Risco de levar fora.
Até o horror a camping acabou se perdendo nas conveniências
e hoje,
alguns dias num camping fariam luzir sorrisos deliciosos.

Os melhores momentos dos casais percutem a pele até hoje.

Os momentos mágicos da infância sendo impressos nas esteiras
da memória, gritos e cantos gravados ao lado de intervalos
angelicais de exaustão.

As crianças vão passar, também.


Terão suas próprias praias e histórias de verão. Romance.
Cachoeira.
Tesão.
Estrelas se atirando no mar.
Fósforo molhado.
A delícia da água gelando seus corpos sem mais medo de onda.
Sem pedir ajuda.
Sem os lanches na areia.
Sem areia no cabelo.
Sem mais baldes, berros,toalhas, lábios azuis de frio.
Sem mais castelos.
Livres de pai e mãe.Verão.Verão.Verão. Bons verões, crianças...
Livres , como os que acampavam sem bagagem.
Só o dinheiro da cerveja , do prato-feito.

Tantos que caminhavam nus, pela praia deserta,
de mãos dadas com seus sonhos de luz...


Aprendemos assim felizes, que o melhor verão foi o último.
E, das mais loucas fantasias, baratos e laricas, a mais extenuante,
ardente e sedutora,também já passou...

Tantos se casaram depois de um eterno verão.
Milhares de casais e seus romances de acervo.
Sonhos enterrados na areia da rotina e na impossível tarefa
de comparar o livro, o roteiro e o filme.

Foram belos verões.


O alicerce do amor construído na areia, de toda paixão possível,
dissolveu o tempo em alguma das ondas da maré alta.
Talvez a onda que acordará os amantes adormecidos.
Lavando areia.
O sal dos braços.
A umidade do gozo.
Talvez a onda que afoga a ilusão.
Talvez, um verão...


O melhor verão de minha vida foi o último. E tive muitos.
Aliás, nunca prestei muita atenção aos outros tempos do ano.
Desinteressantes, cheios de roupa e preocupação que não é verão.
Muitos verões de esperança e tesão.
Quase uma compulsão.
Verões de costas ardidas.
Carros quebrados.
Barracas encharcadas.
Baseados molhados.
Fotos não feitas.
Quanta gente não seduzida.
Quanto corpo, quanta energia.Olhares perdidos contra o sol.
Todos os últimos verões do mundo sorriem.
Vagam até hoje lá no horizonte,
onde mora a magia dos biquínis
e a palheta lisa e perfeita das peles,
poses saborosas,
costas,
virilhas,
seios e gotas inconfundíveis fazendo de conta e tentando escapar do sol.

Quanto verão!Quanto prazer! Um tempo imenso para o coração.

O melhor verão da minha vida será o próximo. Prepare-se...
Provável que seja sem aqueles dias inteiros na areia e
tanta expectativa excitante no corpo.
Sem tanta inquietude para os olhos.
Sem represas de cerveja para nadar.
Sem um mês todo de lua cheia.
Sem óvni na cachoeira.
Sem rapidinhas aflitas no calor do carro.
E, quem sabe um luau intimista,
só para sofisticar o cardápio.
A fogueira pode ser de lenha molhada, não importa mais.

O melhor verão da minha vida será este.

Porque já sei quem é
aquela garota que merece banho de estrelas e flor no cabelo.
Sei acender fogueira.
Porque hoje sei que sou meu melhor amigo,
o companheiro ideal para o pôr-do-sol.

Sou quem diz para eu não beber.
Eu escolho a onda.
Busco a pedra quente para sonhar à tarde.
Até mesmo com mais alguém.
Hoje, protejo-me do sol,
embriago a alma com as delícias da água.
Depois medito.
Descanso.
Eu.
Inteiro para quem for inteiro.
E , só mais tarde, desejo nítido,
resolvo se quero cantada.

Sou sábio porque as praias que conheci viraram lenda.

Eu as tenho guardadas a chave na minha cabeça.
E posso contar.
Tá na cara. O melhor verão de minha vida é este.
Porque estou vivo.
Quarenta e quatro, com os verões dos vinte ainda claros.
E, depois de apanhar tanto, não conheço nada neste planeta
que supere um verão...
Eu mesmo sobrevivi porque é verão!
É o melhor verão da minha vida, a estação da gratidão.


Geraldo Varjabedian
Dez 2006
EMBAÚBAS E PREGUIÇAS

www.varjabedian.blogspot.com

2 comments:

Anonymous said...

Como amigo e como escritor, sinto-me muitohonrado com a publicação. Aliás, escritores são meio narcisos.Publicá-los é um elogio, um sinônimo de prosperidade... Caras assim, compreendem a atenção ao texto como um gesto de amor. Valeu! Um beijo em seu coração, Bella.

Anonymous said...

Como amigo e escritor, sinto-me bastante honrado com a publicação.Escritores são animais narcísicos. Uma atenção ao seu texto sabe a elogio, sinônimo de prosperidade.Publicá-los é um gesto de amor. Valeu Bella, um beijo!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook