Jun 25, 2007

COMO CULTIVAR ROSAS



As flores possuem um simbolismo próprio que muitos desconhecem,
mas a verdade é que ninguém resiste à contemplação um belo cenário de flores.


Como cultivar a rainha de todas as flores , a Rosa?

As rosas estão entre as flores mais antigas em cultivo em todo o mundo, seja por sua beleza, perfume, qualidades medicinais, ou uso culinário.De origem asiática, a análises do DNA de Rosas mostram que elas deve existir há pelo menos 200 milhões de anos


Elas apreciam solos bem drenados e não suportam encharcamentos, que afetam suas raízes. Mantenha a terra rica em matéria orgânica, pois garante um solo bem macio e poroso. Roseiras apreciam a adubação orgânica, por isso, prepare o solo colocando 2 Kg de superfosfato e 5 Kg de esterco curtido ou composto orgânico para cada 10 m2. Você pode aproveitar para estimular a floração acrescentando farinha de ossos à terra.


Outra característica das roseiras é que elas se desenvolvem melhor em solo ligeiramente ácido (com pH em torno de 6,0 e 6,5). Em lojas de jardinagem são vendidos kits especiais para a medição do pH do solo. Se você detectar que o solo está muito alcalino (pH 8 ou mais), adicione sulfato de alúminio para aumentar a acidez. Providencie um local onde haja boa incidência de luz solar direta e regue a roseira sempre que o solo apresentar-se seco, sem encharcar.

Antes de florirem pela primeira vez, as rosas devem ser regadas diariamente em quantidades normais, mas após a primeira floração aconselha-se a rega semanal, de Inverno, e duas vezes por semana, de Verão.
Tome atenção por causa das pragas e dos ataques que as rosas podem sofrer, pois são o género de plantas propensas a estes riscos.

4 comments:

gustavo uriartt said...

Oi Iza!
retribuindo a sua "visita".
Legal o seu "post" sobre Rosas, realmente vc. gosta do assunto. De Rosas..., planto muito pouco em meus jardins, ou naqueles em que eventualmente trabalho. Elas são plantas um tanto..."egoístas" (que não me escutem os apreciadores delas)pois crescem bem apenas com a companhia de... Rosas. Aceitam quando muito a companhia aos pés de uns "dentes" de Alho, que favorecem bastante o aumento do aroma naquelas variedades onde isso é um atrativo. Mas cuide com as folhas de Alho pegarem alguma doença (Ferrugem é a mais comum) as Rosas são logo atacadas também. Adoram uma terra "limpa e quente", e...muitas foram feitas para o corte de suas flores, portanto não é para ficar olhando ela florida no pé... E gosto das flores nas plantas... questão de gosto. Mas sem dúvida, Rosas...são...Rosas.
Obrigado pela visita e prometo ativar um pouco mais meu "blog". Quem sabe no assunto "Flores" eu não arrume encrenca com outros "blogueiros"...

Iza said...

oi Gustavo
Adorei as dicas.
Que história é essa de "dente de alho"?
Amo rosas deu para perceber né?
Mas sou iniciante no plantio
Já fui no seu blog
deixe o endereço aqui.

gustavo uriartt said...

Olá Iza!
anota gustavo.uriartt@gmail.com
Vou "arrumar a casa" em casa. Está faltando muita coisa no meu "Blog"...uma delas é o endereço...e uma foto para "assustar". Agora estou na Escola Bom Pastor onde dou aulas de agricultura para os alunos de Segundo Grau. A "história" do Alho é uma dica não documentada que me foi passada pela minha Avó italiana, ela era uma Jardineira de mão cheia, e plantava Alho nos pés das Roseiras para "aumentar" o aroma das flores (e funciona) e de certa maneira afastar pragas da planta, mas especificamente os insetos sugadores, qualquer semelhança é mera coincidência...

Anonymous said...

I didn't understand the concluding part of your article, could you please explain it more?

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook