Feb 4, 2009

ZenHabits - Cultivando o silêncio

Como cultivar o silencio no meio do caos? Muitas vezes nos sentimos exaustos, stressados e o problema não se soluciona numa boa noite de sono ou num final de semana na praia. Isso acontece porque não é somente nosso corpo que está se sentindo cansado, mas a alma também.

Quando a alma está cansada perdemos o prazer e a esperança. A vida fica parecendo muito difícil e sem sentido. Tudo parece uma montanha de problemas para resolver.

O silêncio interno é necessário para que a mente e o corpo não sofra desse mal tão conhecido nos dias de hoje como depressão.

O silêncio para muita gente é assustador porque faz sentir que se está sozinho ou porque nos faz olhar para a gente mesmo.

Mas existem dois tipos de silêncio, aquele que vem de fora que é a falta de barulho e existe também o silêncio interno, que é quando nossos pensamentos desaparecem e nossa mente silencia, mesmo que por instantes.


Se você não está acostumado a esse silêncio pode experimentar em pequenas doses diárias.

Deixe pelo menos 5 minutos do seu dia para fazer nada.

Sente-se num lugar confortável e apenas perceba os sons externos, deixe sua mente solta sem planejar pensamentos, essa é uma maneira de cultivar o silêncio interno. Você só observa seus pensamentos sem julgamentos, análises, deixe sua mente livre. Você é o observador.


Silêncio interno significa mente vazia. Quando nossa mente não está nem no passado nem no futuro, nós estamos completamente no presente e essa experiência trás mudanças significativas para a alma e muitos benefícios psicológicos com uma vida cheia de prazer e harmonia.

Na India antiga, na China e na tradição Zen discípulos deixavam suas casas por meses para praticar meditações silenciosas.

Comece com pequenas doses e você vai gostar do resultado.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook