Jun 16, 2009

Banksy exposição secreta no Reino Unido

Numa montagem quase de guerrilha, feita em segredo e sempre no anonimato, Banksy lança sua maior exposição no Reino Unido. A mídia, políticas locais e até mesmo funcionários do museu só souberam do projeto na última sexta, um dia antes de ficar pronto para a abertura. São mais de 100 obras na exposição, incluindo 70 novos trabalhos.
O artista anônimo de grafite Banksy, cultuado ao redor do mundo é um homem que mantém sua identidade secreta. Banksy é um dos artistas mais falados do momento.

Ninguém sabe ao certo quem é este homem, nascido em Bristol, provavelmente em 1974, pois ele recusa-se a dar entrevistas pessoalmente (excepção feita a alguns eleitos como Simon Hattenstone do Guardian Unlimited) e a fornecer pormenores biográficos. Mas isso também não interessa. A sua arte fala por si.


Banksy começou a trabalhar no início da década de 1990, começou por ser um artista de graffiti, técnica que depressa trocou pelo stencil: “I wasn’t good at freehand graffiti, I was too slow” confessa

A sua obra é fortemente influenciada pelos problemas da sociedade à escala mundial, nomeadamente questões como a guerra, o poder, a autoridade e o capitalismo. Ratazanas, soldados, polícias e crianças, são alguns dos elementos/personagens recorrentes que o artista usa para passar as suas mensagens de forte carga política.

Com o seu trabalho cobiçado pelas estrelas (Pitt, Jolie, Aguilera) e a render centenas de milhares de euros em leilão depois de ter sido “salvo” das ruas e das equipes de limpeza de graffiti, um dos seus statements mais conhecidos (para além das ratazanas stencil) foi a introdução de uma figura insuflável, em tamanho real, de um detido de Guantánamo na Disneylândia.
Não perca.

1 comment:

Unknown said...

muito incrivel tudo isso!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook