A Vigilância de Saúde da Capital suspendeu na última sexta-feira, 4, a produção e o consumo de mexilhões ( marisco e ostras) por conta do fenômeno chamado "Maré Vermelha" que atingiu mais uma vez o litoral de Florianópolis.
Isso acontece por conta da poluição, a especulação imobiliária, a pesca e a caça predatórias, aliadas à retirada da vegetação nativa, provocam o recuo e às vezes a extinção das regiões estuarinas, permitindo o carreamento de quantidades cada vez maiores de material orgânico para o leito marinho. Através da erosão do solo, inclusive o que acelera o desequilíbrio ambiental que acaba contribuindo para a hipertrofização das algas marinhas, entre as quais se inclui as que provocam o fenômeno da maré vermelha.
O esgoto (industrial, comercial, hospitalar e doméstico) constitui-se em uma das maiores ameaças para a vida marinha e para as pessoas que vivem no litoral, porque age como um fertilizante , leva para o mar grande quantidade de matéria orgânica, o que acaba contribuindo para uma explosão do fitoplâncton – uma explosão que, não por acaso, é conhecida por "bloom". Desa forma, a vida microscópica cresce de forma desordenada, prejudicando os outros microorganismos marinhos, que ficam sem espaço, sem oxigênio e sem nutrientes necessários para sua sobrevivência.
O município de Florianópolis já foi afetado duas vezes no ano passado.
O consumo de mariscos contaminados pelas toxinas geradas por essa microalga pode provocar grave toxinfecção alimentar, cujos sintomas principais são diarréia, náuseas, cefaléia, dores abdominais e vômito, podendo gerar um grave quadro de desidratação que, se não tratado a tempo, pode conduzir a óbito.
5 comments:
oi iza...eu vi sim o trailer de ensaio sobre a cegueira e amei...
será um maravilhoso e angustiante longa!
Izabella, obrigado pela visita ao meu Mundo. Sua página está linkada.
Mas que foto chocante! Horrível!
Olá Iza!
Bem, estava por fora esta semana de tudo e não tinha visto o trailler..valeu!
Postei no meu blog (que não via a hora de postar) e dei os creditos a ti!
Valeu pela visita..volto mais vezes aki...
abs
Ah e claro, o que achei do trailer?
As pessoas no geral acharam o trailer comercial, mas de boa, quem faz trailer é a distribuidora, não o cineasta, claro que ele terá um apelo comercial...
Isto não me preocupa, não tenho problemas com filmes blockbuster...Babel foi perfeito para mim e foi tratado como um filme comercial...
é um preconceito desnecessário...eu acho.
Post a Comment