Jun 21, 2006

Quem é Alexander Lowen?


Advogado, casado e pai de dois filhos, Lowen conheceu Wilhelm Reich logo que este chegou aos EUA em 1940. Interessou-se por suas idéias, principalmente as que relacionavam o corpo e a mente e a sua abordagem econômica do problema da histeria. Tornou-se cliente de Reich. Quando resolveu se aprofundar e trabalhar com a Análise do Caráter Lowen foi para a Europa e se formou em medicina.

Começando a clinicar Lowen sentiu necessidade de ampliar o alvo terapêutico reichiano da potência orgástica. Desde seu próprio tratamento com Reich ele conseguiu alcançar o reflexo orgástico no consultório mas, não o reproduzia satisfatoriamente na vida fora do consultório. Na busca desta ampliação Lowen criou a própria originalidade de seu trabalho. A meta terapêutica da Análise Bioenergética inclui outras marcas de saúde além da potência orgástica: a vitalidade do organismo e sua qualidade de vida.

Escritor , publicou muitos livros sobre o assunto corpo -mente, entre eles:Amor e Orgasmo (1965) Summus Ed. abordando o caráter rígido; O Corpo Traído (1967) Summus Ed. sobre o caráter esquizóide; Prazer (1970) Summus Ed. a questão do caráter masoquista; O Corpo em Depressão (1975) Summus Ed. estudando o caráter oral; Medo da Vida (1980) Summus Ed. enfocando o caráter histérico e Narcisismo (1983) Cultrix desenvolvendo a temática do título.


O último grupo de suas obras aprofunda com sutileza e sabedoria alguns temas universais. A relação entre o amor e a sexualidade apesar de abordados por Lowen em vários momentos, foi enfocado especificamente em Amor, Sexo e seu Coração (1988) Summus Ed., nele o tema do bloqueio energético do coração e sua dissociação da sexualidade é relacionada aos problemas cardíacos. Na obra a Espiritualidade do Corpo (1990) Cultrix, Lowen através do enfoque da graciosidade, relacionado ao estado da graça, percorre seus conceitos anteriores. Em Joy the Surrender to the Body and to Life (1995) Peguim /Arkana sua última obra recém lançada nos EUA, Lowen retoma a alegria do brincar, onde a graça de fazer graça é resgatada no processo terapêutico.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook