Jan 10, 2008

Escritor José Saramago é internado

José Saramago foi internado ontem em um hospital da ilha de Lanzarote, Ilhas Canárias, arquipélago espanhol onde ele mora desde 1993 com a esposa, a jornalista esspanhola Pilar del Río. Com 85 anos, o escritor sofre de insuficiência respiratória.

Em dezembro, ele já havia sido internado devido a uma crise causada por uma pneumonia. Ele teve uma febre alta e, em 16 de novembro, dia do seu aniversário, descobriu que uma gripe mal curada acabou lhe rendendo essa grande dor de cabeça. Na época, ele apareceu em público em uma cadeira de rodas. De acordo com fontes locais, Saramago, que trabalha em um novo romance, A viagem do elefante, não corre risco de morte.

Nascido em 1922, José de Sousa Saramago é membro do Partido Comunista Português e foi diretor do jornal Diário de Notícias.

Entre seus livros, está o de poesia Os poemas possíveis (1966) e os romances Memorial do convento (1982) e Ensaio sobre a lucidez (2004). Um dos mais famosos ao lado de O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), Ensaio sobre a cegueira (1995) rendeu a Saramago o título de único autor de língua portuguesa a ganhar prêmio Nobel, em 1998. O livro ganhou versão para o cinema dirigida por Fernando Meirelles. Filmado entre Uruguai e São Paulo em outubro de 2007, o longa deve estrear ainda este ano.

Da Agência O Globo

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook