Jan 4, 2008

Estréias no Cinema em 2008



O ano começa com expectativa no campo da arte cinematográfica. Em setembro deve estrear, finalmente segundo os críticos de plantão, o novo filme de Fernando Meirelles. "Blindness", a adaptação do livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, terá Julianne Moore, Mark Ruffallo, Danny Glover e Alice Braga. Destaque ainda para o primeiro longa de Guillermo Del Toro após "O Labirinto do Fauno": é "Hellboy 2", em cartaz no dia 5. Setembro é também o mês do Festival do Rio, o mais forte palco de estréia do cinema nacional, sempre com uma boa seleção das mostras européias.

Veja abaixo as produções esperadas ao longo do ano e as prováveis datas de estréias.

Janeiro

Segundo coletânea publicada no Jornal Folha de São Paulo, janeiro é o mês dos filmes de Cannes-2007 no Brasil. Aportam por aqui os premiados "Persépolis" (dia 4), "Paranoid Park" (18), e "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" (25). E ainda o novo de Wong Kar-wai, "My Blueberry Nights" (11), o de Michael Moore, "S.O.S. Saúde" (25), e o longa em episódios "Cada Um com Seu Cinema" (também no dia 25). Todos exibidos neste ano no festival francês. Janeiro tem ainda, no dia 25, "O Signo da Cidade", de Carlos Alberto Riccelli, elogiado no Festival do Rio. E "Garoto Cósmico" (11), primeiro longa de animação de Alê Abreu, autor dos bons curtas "Sírius" e "Espantalho". Mas o primeiro filme que você deve assistir em 2008 é "A Espiã" , já no dia 4, do sempre provocador Paul Verhoeven.

Fevereiro

Se janeiro é o mês de Cannes, fevereiro é o mês do Oscar, que acontece no dia 24. E muitos dos filmes que devem disputar estatuetas estréiam no Brasil neste período. No dia 1 tem "Onde os Fracos Não Têm Vez", dos irmãos Coen, e "Juno", a nova comédia de Jason Reitman ("Obrigado por Fumar"). No dia 8 é a vez de "Sweeney Todd" , o musical sinistro de Tim Burton. E ainda veremos "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, no dia 15, e "Na Natureza Selvagem", de Sean Penn, no dia 22. Todos esses estão bem cotados na corrida por indicações. Ainda em fevereiro entrará em cartaz um dos melhores filmes de 2007, o sensacional "I'm Not There", a cinebiografia de Bob Dylan dirigida por Todd Haynes, no dia 15. E você também deve prestar atenção em "Lust, Caution", de Ang Lee (dia 8), "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto", de Sidney Lumet (15), "XXY", de Lucía Puenzo (22), e "Jogos do Poder", de Mike Nichols (29). Dos filmes nacionais, destaque para "Estômago" (1), prêmio de público no Festival do Rio.

Março

O mês começa bem com "Senhores do Crime", de David Cronenberg, no dia 7, mesmo dia do nacional "Fim da Linha", de Gustavo Steinberg. Outra estréia brasileira importante do período é "Chega de Saudade" , no dia 21 _o filme deu a Laís Bodanzky o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília. A ver também "Be Kind Rewind", de Michel Gondry, e "O Escafandro e a Borboleta", de Julian Schnabel, ambos sem dia exato definido. Março deve ser também o mês de lançamento da cópia restaurada do clássico "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha.

Abril

Martin Scorsese + Rolling Stones = "Shine a Light". Imperdível, a partir do dia 4. O veterano diretor americano assina um documentário sobre a veterana banda de rock. No dia 11 é a vez do ótimo "A Retirada", de Amos Gïtai. Vencedor de seis Candangos e responsável pela maior vaia da história do Festival de Brasília, "Cleópatra", de Julio Bressane, chega às telas (ainda sem dia definido). Assim como outro premiado em Brasília: "Falsa Loura", de Carlos Reichenbach (dia 25).

Maio

Woody Allen é a pedida para o feriado do Dia do Trabalho. "Cassandra's Dream" é o terceiro longa da série rodada em solo britânico. No dia 9, chega a versão para os cinemas de "Speed Racer", cult dos desenhos animados, agora adaptado pelos irmãos Wachowski. Ainda na seara pop, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (22) traz de volta Spielberg e o herói interpretado por Harrison Ford. Uma boa aposta nacional é "Nossa Vida Não Cabe num Opala" (16), com direção de Reinaldo Pinheiro para a versão da peça de Mario Bortolotto.

Junho


É o mês de Shyamalan. Depois de dividir a crítica e o público com "A Dama a Água", o diretor lança no dia 13 a ficção científica "The Happening". Na mesma data, veremos "The Fox and the Child", de Luc "A Marcha dos Pingüins" Jacquet. E tem ainda "Get Smart" (20), com Steve Carell como o Agente 86, ícone dos anos 70 e 80.

Julho

No dia 11, Tom Cruise estrela "Operação Valquíria", o filme de Bryan Singer sobre a tentativa de assassinato de Hitler durante a Segunda Guerra. Na semana seguinte, Chistopher Nolan dirige seu novo Batman: "The Dark Knight", com Christian Bale como o morcego, e Heath Ledger como o Coringa.

Outubro

Seis anos após "Adaptação", Spike Jonze volta à direção para cinema em "Where the Wild Things Are" (dia 10). Neil Labute e seu humor politicamente incorreto estarão em "Lakeview Terrace" (24). Outubro é também o mês da Mostra de SP, o mais importante evento internacional de cinema do país.

Novembro

Agora dirigido por Marc Forster, Daniel Craig é de novo Jack Bauer, digo, James Bond, em "Bond 22", no dia 7.

Ainda em 2008


Muitos diretores importantes lançarão novos filmes em 2008, mas a chegada deles ao Brasil ainda no próximo ano é incerta e muito dependerá, sem dúvida, do Festival do Rio e da Mostra de SP. Já preparam novos longas cineastas como Woody Allen, Joel e Ethan Coen, Abbas Kiarostami, Michael Haneke, George A. Homero, Nuri Bilce Ceylan, Jia Zhang-ke, Jean-Luc e Pierre Dardenne, Walter Salles, Gus van Sant, Spike Lee, Agnes Jaoui, David Mamet, , Olivier Assayas, Elia Suleiman, Clint Eastwood, Michael Mann, , Jim Jarmusch, , Wim Wenders, Theo Angelopoulos, Arnaud Desplechin, Marco Bellochio e Claire Denis.

Jacqueline Lopes com informações da Folha on line

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook