Apr 11, 2008

Confira a interessante entevista que Marina Forte fez com Paulo Morelli


Torcidas organizadas invadem o cinema

Quando soube que Paulo Morelli visitou a Mancha Verde e a Gaviões da Fiel logo deduzi que seríamos presenteados com mais uma boa história no cinema. Acertei. O diretor e roteirista – sócio de Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro na O2 Filmes – prepara um dos projetos mais instigantes e polêmicos de sua carreira. Em uma rápida entrevista, Morelli falou desse e de outros trabalhos idealizados por sua produtora.

Seu próximo filme abordará as torcidas organizadas brasileiras? Sim. Mas esse projeto ainda é embrionário, acabei de iniciar a pesquisa. Não creio que possa ser feito antes de 2011. Seja como for, dos roteiros que estou desenvolvendo, considero esse um dos mais interessantes. São 8 roteiros, unidos por um tema em comum: os legados que nós brasileiros recebemos e aqueles que estamos deixando, em termos culturais, sociais e humanos.

Além desse longa, quais são os novos projetos da O2? Temos uma extensa lista em várias áreas. ‘Filhos do Carnaval’ para a HBO, a série ‘Som e Fúria’ (uma adaptação do texto canadense ‘Slings and Arrows’) para a Globo, diversos roteiros em desenvolvimento e alguns longas plena produção. Como o filme ‘À Deriva’ – que conta com os astros Vincent Cassel e Camilla Belle – que é o primeiro longa do nosso acordo com a Focus/Universal. Outros virão em breve. O diretor Heitor Dhalia está filmando em Búzios.

O diretor Luiz Fernando Carvalho me disse que o Brasil tem ótimos diretores e poucos bons roteiristas. Compartilha dessa opinião? Concordo. Ao mesmo tempo, creio que essa realidade está mudando. Uma nova geração de roteiristas vem despontando no mercado, com um cinema instigante e profundo, sem perder o contato com o público.

Por falar em massa, como avalia a programação da televisão brasileira? Sinto uma certa preguiça e repetição de formatos de programas das TVs abertas. Acho que muitas produções independentes têm sido feitas, algumas com altíssima qualidade. Essa atividade é celeiro de talentos tanto para a TV quanto para o cinema. Um dos nossos maiores objetivos é levar projetos de qualidade para o grande público.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook