Mar 7, 2007

PRIMEIRA DAMA DO JAZZ


Ella Jane Fitzgerald (Newport News, 25 de abril de 1917Beverly Hills, 15 de junho de 1996) cantora estadunidense de jazz.

Ella Fitzgerald é a rainha do chamado scat. Mestra nas improvisações, cantava como um músico. Sempre dividiu opiniões sobre ser ou não a melhor vocalista do jazz da história com a não menos brilhante Sarah Vaughan, porém, Ella nessa 'batalha', segundo a crítica e cantores especializados, vence a batalha com uma pequena margem de votos.

Os pais de Ella nunca se casaram. Então ela viveu com a mãe o padrasto que a maltratava. Sua mãe faleceu quando ela tinha somente 14 anos. Ela então largou a escola e foi mais tarde para um reformatório por vadiagem. Ficou pouco tempo até que fugiu e foi viver nas ruas de Nova Iorque cantando e dançando para ganhar gorjetas.

Em novembro de 1934 participou de um show de calouros no Apollo Theatre, no Harlem, e apesar de maltrapilha e nervosa, ganhou o primeiro prêmio que era a permissão de se apresentar no teatro duas semanas, mas o gerente não aceitou por considerá-la muito feia.

Cantava gratuitamente até que Chick Webb a levou para um teste com o bandleader, mas que não quis ouví-la por também considerá-la muito feia, mas por insistência de Webb acabou ouvindo e contratando-a.

em 1938 gravou o primeiro sucesso com Webb, “A-Tisket a-Tasket”.

Aos dezenove anos já era considerada a primeira dama do jazz. Foi contratada pelo produtor e dono de gravadoras (Verve/Pablo) Norman Granz, integrando o grupo Jazz At The Philharmonic.

Ella gravou três discos clássicos ao lado de Louis Armstrong (Ella and Louis, Ella and Louis Again e Porgy and Bess).

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook