Feb 16, 2008

"Tropa de Elite" leva o Urso de Ouro


"Tropa de Elite", de José Padilha, foi premiado na noite deste sábado no Festival de Berlim com o Urso de Ouro de melhor filme, durante a cerimônia de encerramento da 58ª edição da Berlinale.

"É difícil expressar sentimientos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que fez", disse o diretor brasileiro ao receber o prêmio das mãos do presidente do júri, o diretor franco-grego.

Documentarista de 40 anos, José Padilha, diretor de "Õnibus 174", que relatava o seqüestro de um ônibus da linha de mesmo número no Rio de Janeiro no ano 2000, mostra em seu primeiro longa-metragem de ficção o trabalho dos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), especializados na repressão do tráfico de drogas.

"Tropa de Elite" segue os passos do capitão Nascimento (Wagner Moura), que comanda o grupo de intervenção de elite no Rio em 1997.

O filme tem o respaldo internacional da Weinstein Co., dos irmãos Bob e Harvey Weinstein, conhecidos por terem fundado a Miramax em 1979, vendida a Disney no início dos anos 90, e por terem lançado filmes de Quentin Tarantino e de Michael Moore.

O filme é inspirado no livro "Elite da Tropa".

"Tropa de Elite" se transformou em um sucesso de crítica e bilheteria no Brasil.

2 comments:

Marcelo Garcia said...

Iza, adorei o Blog. afinidade virtual, de fato... Parabéns Pelo blog. Bjos

Eu said...

ola,vi ke vc gosta de Espiritualidade passe em meu blog obrigado

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook