Apr 8, 2008

Esgoto no mar: os maricultores em Florianóplis estão pagando o preço mais uma vez

A Vigilância de Saúde da Capital suspendeu na última sexta-feira, 4, a produção e o consumo de mexilhões ( marisco e ostras) por conta do fenômeno chamado "Maré Vermelha" que atingiu mais uma vez o litoral de Florianópolis.

Isso acontece por conta da poluição, a especulação imobiliária, a pesca e a caça predatórias, aliadas à retirada da vegetação nativa, provocam o recuo e às vezes a extinção das regiões estuarinas, permitindo o carreamento de quantidades cada vez maiores de material orgânico para o leito marinho. Através da erosão do solo, inclusive o que acelera o desequilíbrio ambiental que acaba contribuindo para a hipertrofização das algas marinhas, entre as quais se inclui as que provocam o fenômeno da maré vermelha.

O esgoto (industrial, comercial, hospitalar e doméstico) constitui-se em uma das maiores ameaças para a vida marinha e para as pessoas que vivem no litoral, porque age como um fertilizante , leva para o mar grande quantidade de matéria orgânica, o que acaba contribuindo para uma explosão do fitoplâncton – uma explosão que, não por acaso, é conhecida por "bloom". Desa forma, a vida microscópica cresce de forma desordenada, prejudicando os outros microorganismos marinhos, que ficam sem espaço, sem oxigênio e sem nutrientes necessários para sua sobrevivência.

O município de Florianópolis já foi afetado duas vezes no ano passado.

O consumo de mariscos contaminados pelas toxinas geradas por essa microalga pode provocar grave toxinfecção alimentar, cujos sintomas principais são diarréia, náuseas, cefaléia, dores abdominais e vômito, podendo gerar um grave quadro de desidratação que, se não tratado a tempo, pode conduzir a óbito.

5 comments:

Vivi Ferreira said...

oi iza...eu vi sim o trailer de ensaio sobre a cegueira e amei...
será um maravilhoso e angustiante longa!

Alexandre Kovacs said...

Izabella, obrigado pela visita ao meu Mundo. Sua página está linkada.

Anonymous said...

Mas que foto chocante! Horrível!

Giovanna Borgh said...

Olá Iza!
Bem, estava por fora esta semana de tudo e não tinha visto o trailler..valeu!
Postei no meu blog (que não via a hora de postar) e dei os creditos a ti!
Valeu pela visita..volto mais vezes aki...
abs

Giovanna Borgh said...

Ah e claro, o que achei do trailer?
As pessoas no geral acharam o trailer comercial, mas de boa, quem faz trailer é a distribuidora, não o cineasta, claro que ele terá um apelo comercial...
Isto não me preocupa, não tenho problemas com filmes blockbuster...Babel foi perfeito para mim e foi tratado como um filme comercial...
é um preconceito desnecessário...eu acho.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook