Oct 21, 2006

VOLVER atração hoje da 30ª Mostra de cinema de São Paulo


Hoje o filme VOlVER, de Pedro Almodovar estréia na 30ª Mostra de cinema de São Paulo, segundo Almodovar esse é seu filme mais auto-biográfico:
"Madri e os bairros de classe operária, onde migrantes de várias províncias espanholas dividem os sonhos com uma pluralidade de etnias e raças. No centro desse sistema social, estão três gerações de mulheres: Raimunda, casada com um desempregado sempre bêbado, sua filha adolescente Paula, sua irmã separada Sole, que sobrevive ilegalmente como cabeleireira, e Irene, a mãe das duas, que ressurge literalmente das cinzas. Ela morreu, junto ao marido, num incêndio no vilarejo de La Mancha, onde Raimunda e Sole nasceram. Irene reaparece primeiro para sua velha irmã. Mas quando esta também morre, ela passa a aparecer para os demais parentes, com quem tem pendências a resolver. Carmen Maura, uma das primeiras musas de Pedro Almodóvar, volta aqui a trabalhar com ele pela primeira vez desde Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988). Num forte elemento melodramático, o cineasta recorre a cenas da saudosa atriz Anna Magnani no papel de Maddalena Cecconi, do filme Belíssima (1951), de Luchino Visconti. Volver é também o nome do tango composto e interpretado por Carlos Gardel, presente na trilha sonora".


Pedro Almodovar
Nasceu em 1949, em Calzada de Calatrava, na Espanha. Em 1978, ainda funcionário da companhia telefônica espanhola, começou a fazer cinema. Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón, de 1980, foi seu primeiro longa. Depois de, entre outros, filmes como Matador (1986) e A Lei do Desejo (1987), o sucesso internacional veio com Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1987) e Ata-me! (1989), exibido na 14ª Mostra. O longa A Flor do Meu Segredo (1995) foi o filme de abertura da 19ª Mostra. Carne Trêmula (1997) esteve na 22ª Mostra. Com Tudo Sobre Minha Mãe (1999), ganhou o prêmio de direção em Cannes. Em 2002, dirigiu Fale com Ela, exibido na 26ª Mostra. Má Educação (2004) integrou a seleção da 28ª Mostra. Volver levou o prêmio coletivo de interpretação feminina e o de roteiro no Festival de Cannes 2006, além do prêmio da imprensa estrangeira para “filme do ano” no San Sebastián International Film Festival.

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook