Sep 30, 2008

"O Biscoito Fino e a Massa" nas eleições dos EUA

Quem estiver interessado na verdade sobre as eleições para presidente nos EUA, não pode deixar de ler o Blog "O Biscoito Fino e a Massa" do professor Idelber Avelar, que acompanha de perto o pleito.

Idelber faz uma análise minuciosa
sobre o quadro eleitoral em Ohio, Flórida e Michigan e está convidando "para acompanharmos ao vivo, na quinta-feira, às 22 h de Brasília, aquele que promete ser um dos eventos políticos mais inesquecíveis do nosso tempo, o debate entre os candidatos a vice-presidente dos EUA".Estarei lá.





www.idelberavelar.com

Sep 28, 2008

Fernando Meirelles é o entrevistado desse domingo no Canal GNT

Imperdível hoje, as 22h, no canal GNT (Brasil), Marília Gabriela entrevista o diretor Fernando Meirelles.

horários alternativos:
Seg, 29/09 - 03:32h
Ter, 30/09 - 22:30h
Quar, 01/10 - 10:00h
Sáb, 04/10 - 10:30h


Sep 27, 2008

Paul Newman morre aos 83 anos


O ator norte-americano Paul Newman, uma das maiores estrelas de Hollywood durante as últimas seis décadas, morreu neste sábado, dia 27, aos 83 anos, devido a um câncer no pulmão. Um fumante inveterado no passado, sofria dessa doença e se encontrava sob tratamento.

Newman participou de mais de 6O filmes e recebeu nove indicações para o Oscar, levando o prêmio de melhor ator em 1986, por sua atuação em "A Cor do Dinheiro".

Vai deixar saudades esse grande ator, lindo, ídolo de muitas geraçõse.

Siga em Paz.

Primeiro debate presidencial nos EUA

Ontem à noite o debate - realizado com cada um dos candidatos diante de um púlpito, sobre um palco com carpete vermelho na Universidade do Mississippi, em Oxford, forneceu a primeira oportunidade para dezenas de milhões de americanos assistirem Obama e McCain lado a lado, expondo suas posições e suas diferenças, em um momento em que as pesquisas mostram que a disputa presidencial ainda está apertada.

Alguns correspondentes fizeram boas análises:Michael Cooper e Elisabeth Bumiller do "The New York Times"(http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/eleicaoeua/noticias/2008/09/27/ult574u8845.jhtm)

Nuno Golveia (http://politica2008.wordpress.com/)

Sep 24, 2008

Ostras na merenda escolar de Florianópolis

Hoje 506 alunos do projeto Tempo Integral, da Escola Básica Luiz Cândido da Luz, de Florianópolis participaram de uma experiência inédita, na merenda do almoço risoto de ostras.

A idéia é viabilizar a introdução da ostra no cardápio das refeições escolares para que crianças e adolescente,
em Florianópolis.

Durante três dias, a novidade será testada em cinco escolas para medir a aceitabilidade do produto entre 800 crianças e jovens, que vão degustar o risoto de ostras.


A intenção é adquirir dos produtores locais cerca de 700 quilos do molusco por mês, o que representaria na cadeia produtiva a comercialização garantida de quase sete toneladas de ostras por ano. O produto seria vendido desenconchado e embalado a vácuo, em pacotes de 500 gramas. A idéia da prefeitura é inserir a ostra na alimentação escolar do próximo ano.

Achei a notícia ótima, vai ser bom para as crianças com uma alimentação super nutritiva e para os produtores locais que só vendem ostras no verão.

Um beijo roubado

Assisti o filme "Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights) " filme do diretor Wong Kar Waia, seu primeiro longa falado todo em inglês.
Um bom filme com as características do diretor cult que eu adoro: as seqüências em câmera lenta, a ambientação soturna, magistral fotografia com tons de vermelho, sombras e azul-neon, as metáforas nas entrelinhas, os diálogos com infinitas interpretações e a música tem seu papel especial.

Vide a doçura e força da trilha sonora como essa música
"Try a little tenderness"
interpretada por Otis Redding

Gael García Bernal fala sobre personagem de Ensaio sobre a cegueira

RIO - No fim do ano passado, durante uma visita à Cuba, o ator Gael García Bernal de repente percebeu que havia perdido os cartões de crédito. Durante cinco dias, o rosto mais internacional da nova geração de atores mexicanos se viu com quase nenhum dinheiro no bolso num país estrangeiro.

– Eu me obrigava a fazer pequenas escolhas: ir ao cinema, tomar uma cerveja ou dormir? Depois do pânico inicial, enxerguei ali uma experiência libertadora. Situações extremas nos obrigam a voltar ao básico, ao que é mais importante – conta o ator de 29 anos ao Jornal do BrasiL, sobre Ensaio sobre a cegueira, que no Brasil já arrebanha 280 mil espectadores.

O ator recorre ao episódio para traçar uma analogia para o que acontece no longa-metragem dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, no qual uma estranha epidemia tira a visão dos habitantes do planeta, causando um profundo colapso na sociedade. Adaptação do romance homônimo do português José Saramago, o filme levou uma surra da crítica estrangeira quando exibido em Cannes

– Saramago é um grande analista da condição humana e tem uma visão bastante cínica sobre ela. Em Ensaio sobre a cegueira, ele cria um ambiente extremo para nos lembrar que a civilização está à beira da falência, e que é preciso nos atermos ao básico para que garantir a nossa integridade e continuarmos evoluindo – resume Gael, que trabalhou com Walter Salles em Diários de motocicleta (2004), de Walter Salles, e O passado (2007), de Hector Babenco.

Na trama recriada por Meirelles para o cinema, coube a Gael o papel de O Rei da Ala 3 (no livro e no filme, os personagens não têm nome, são identificados pela função), o elemento desestabilizador da já frágil organização criada pelas primeiras vítimas da misteriosa praga, alojadas em um manicômio abandonado. Num espaço onde o estado e instituições não entram, ele impõe a lei da submissão ao mais forte, criando uma horda de criminosos violentos, que exigem ração e as mulheres das demais unidades da instituição.

– A natureza nos oferece duas opções, a civilização organizada e a lei do mais forte, a barbárie. O Rei da Ala 3 representa o extremo dessa segunda opção, que é matar para sobreviver. O que, no fundo, é uma alternativa kamikaze – entende o ator, que confere ao personagem uma interpretação raivosa, enfurecida. – Não sabemos nada sobre o passado dele, mas tendo a achar que não nasceu uma pessoa má, apenas se adaptou, de forma orgânica, ao mundo em torno em torno de si.

A morte lhe cai bem

Gael leu Ensaio sobre a cegueira pela primeira vez quando tinha 18 anos. Mas só veio conhecer o seu autor, de quem é admirador confesso, em 2006, por ocasião de uma feira de livros na cidade mexicana de Guadalajara, na qual o escritor português era um dos principais convidados. Durante o encontro literário, Gael e Saramago participaram da dramatização de trechos do romance As intermitências da morte (2005). Nele, o escritor cria uma situação extraordinária e hipotética para, mais uma vez, confrontar a sociedade e a natureza humana: a morte apaixona-se por um músico e decide suspender suas atividades macabras.

– Eu interpretei a morte e o Saramago, o músico. Ele se revelou um grande ator – elogia o ator, que estreou na direção de filmes ano passado, com Déficit, um drama que revela o abismo social mexicano, no qual Gael expõe, do outro lado da câmera, sua faceta politizada.

Ao lado de nomes como Jane Campion, Gaspar Noé, Gus Van Sant e Wim Wenders, Gael participa do projeto 8, longa-metragem em episódios no qual cineastas desenvolvem curtas sobre os desafios do mundo contemporâneo.

– Acredito que a ficção pode mudar o mundo, mas ela não precisa ser baseada, necessariamente, na realidade – analisou o ator. – As pessoas não podem exigir essa responsabilidade dos filmes de fundo político ou social. O cinema, na verdade, me transformou mais como pessoa na medida em que eu faço filmes.

Carlos Helí de Almeida, Jornal do Brasil


Sep 21, 2008

George Bush, ou a idade da mentira


"Pergunto-me como e porquê Estados Unidos, um país em tudo grande, tem tido, tantas vezes, tão pequenos presidentes. George Bush é talvez o mais pequeno de todos eles. Inteligência medíocre, ignorância abissal, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate, este homem apresentou-se à humanidade com a pose grotesca de um cowboy que tivesse herdado o mundo e o confundisse com uma manada de gado. Não sabemos o que realmente pensa, não sabemos sequer se pensa (no sentido nobre da palavra), não sabemos se não será simplesmente um robot mal programado que constantemente confunde e troca as mensagens que leva gravadas dentro......" continua imperdível José Saramago
em seu novo Blog
http://caderno.josesaramago.org/2008/09/17/george-bush-ou-a-idade-da-mentira/

Sep 20, 2008

Woody Allen: 'seria vergonhoso e humilhante se Obama perdesse'

Uma derrota do candidato democrata à presidência, Barack Obama, nas eleições presidenciais de novembro seria "vergonhoso e humilhante", além de "horrível para os Estados Unidos em vários aspectos", disse nesta sexta-feira (19) o cineasta americano Woody Allen.

Obama "é um representante muito melhor que seu oponente", o republicano John McCain, "e supõe um enorme passo à frente depois dessa terrível continuação e ao mesmo tempo incompetência, desse erro de cálculo", estimou, referindo-se aos dois mandatos consecutivos de George W. Bush.

"Seria muito ruim se os americanos não se mobilizassem para votar nele, se preferissem mais do mesmo", afirmou.

O cineasta apresentou em San Sebastián seu novo filme, "Vicky Cristina Barcelona", rodado em Barcelona com Javier Bardem, Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Rebecca Hall.


Sep 18, 2008

Sonhar com golfinhos


Essa noite sonhei com um lugar diferente, especial, cheio de gente desconhecida e ia dar numa praia onde golfinhos "voavam/nadavam em revoada".

A sensação era tão boa que dava vontade de chorar, tamanha beleza e felicidade. Acordei com essa sensação maravilhosa!

Fui pesquisar o significado de sonhar com esse animal tão mágico. Afinal
de acordo com a mitologia grega, os golfinhos são os anjos do mar. Eles foram reverenciados como salvadores.

Recentemente foram considerados pela ciência terapêuticos aos seres humanos, pois pessoas com dor conseguem alívio nadando com os golfinhos, crianças autistas em contato com golfinhos tornam-se cooperativas e interativas, quando antes havia somente uma barreira de silêncio, muitas pessoas chegam a chorar quando em um primeiro contato com golfinhos e uma profunda saudade é despertada nos corações humanos.

Dizia Jung o termo grego que significa golfinho – delphis – está muito próximo da palavra delphus que significa útero. Já aconteceu conta uma pesquisadora chamada Ilona Selke que " eles ficam muito curiosos com uma mulher grávida e usam seu sonar na barriga dela, às vezes bem antes de a mulher saber que está grávida".

Também encontrei golfinhos como símbolos do senso de conexão com outras pessoas e com o mundo pois são animais extremamente inteligentes, eles representam nossas qualidades mentais e sucesso.

"Podemos estar cientes de que ele tem sempre uma função salvadora.Invariavelmente, tanto nos sonhos como nos mitos, o golfinho tem sempre o papel de guia e de salvador"

Sep 17, 2008

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Florianópolis

Um filhote de baleia foi encontrado morto na manhã desta quarta na praia do Campeche, no sul de Florianópolis (SC). A Polícia Militar Ambiental (PMA) acredita que o animal, de seis metros de comprimento, está morto no mar há pelo menos cinco dias.
Especialistas apontam que ele pode ter ficado preso em uma rede de pesca ou se aproximado muito da costa e perdido a mãe.
Esse é o
segundo filhote de baleia franca que aparece morto no litoral catarinense em menos de vinte dias.

De volta para casa


Bacana essa poltrona né?
Ela faz parte da 6ª edição da London Design Week que começou sábado passado na Inglaterra, em dia com as tendências mundiais.

Mais dicas você encontra no blog do jornalista Alex http://allexincasa.blig.ig.com.br/

Sep 16, 2008

José Saramago inaugura blog na internet



José Saramago inaugurou, na última segunda-feira, um «espaço pessoal» na "página infinita da internet".
O escritor pretende estabelecer uma nova forma de comunicação com os leitores através do
seu blog que está alojado na página da fundação com o seu nome , noticia o El País.

"Disseram-me que reservaram para mim um espaço no blog e que devo escrever para ele, o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice. Muito mais disciplinado do que frequentemente pareço, respondi-lhes que sim, senhor, que o faria desde que não me fosse exigida para este Caderno a assiduidade que a mim mesmo havia imposto nos outros. Portanto, pelo que isso possa valer, contem comigo", disse Saramago.

Sep 15, 2008

Barack Obama é o entrevistado de David Letterman na próxima quarta


O “Late Show with David Letterman” recebe, na quarta-feira, dia 17, o candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama.O horário não é fácil, 1h da madrugada aqui no Brasil.

Mas a entrevista será, excepcionalmente, reapresentada na quinta-feira, dia 18/09, às 22h.


O programa foi exibidos nos EUA na semana passada e deu à CBS a sua segunda melhor audiência no ano.

Sep 14, 2008

Livro de entrevistas traça biografia de Almodóvar


Ao longo de 15 anos, o jornalista francês Frederic Strauss - chefe adjunto da prestigiada revista de cinema Cahiers du Cinema - conseguiu o feito de convencer o cineasta Pedro Almodóvar a dar longas entrevistas, coisa que o diretor faz raramente. O resultado de tantos encontros é o livro Conversas com Almodóvar, lançado neste mês pela editora Jorge Zahar.

A compilação vai além de um tradicional bate-papo por traçar a biografia do cineasta espanhol. O livro é norteado pelos 16 filmes da carreira de Almodóvar e, a partir deles, cada entrevista evolui para assuntos pessoais, como infância e sexualidade.
Antes de cada um dos blocos de perguntas e respostas, um texto de autoria do próprio Almodóvar conta um pouco sobre suas experiências.

As 311 páginas também são repletas de fotografias da infância do diretor e de bastidores das filmagens. A edição só deixa a desejar no quesito imagens. Ao contrário das cores características de Almodóvar, as fotos do livro são em preto e branco, deixando o colorido por conta das histórias que o cineasta tem a contar.


Por Marcio Orsolini Revista Bravo

Conversas com Almodóvar Frederic Strauss Jorge Zahar 312 páginas R$ 44,90

Matt Damon e o filme ruim chamado Sarah Palin

Matt Damon disse que a idéia de ter Palin como presidente (no caso de morte, doença, renúncia ou impeachment de McCain) é uma “possibilidade aterradora, como um filme ruim da Disney”

Sep 13, 2008

Tommy Lee Jones processa produtores de "Onde os Fracos Não Têm Vez"

O ator Tommy Lee Jones processou os produtores do filme "Onde
os Fracos Não Têm Vez", vencedor de quatro Oscars. Jones quer receber por mais de US$ 10 milhões.

No processo, interposto contra os estúdios Paramount Pictures, o ator alega que foram prometidas a ele "grandes quantias" em participação na renda gerada pelo filme e outras compensações, segundo a imprensa especializada.

"Onde os Fracos Não Têm Vez", dos irmãos Joel e Ethan Coen,arrecadou mais de US$ 160 milhões (R$ 272,6 milhões) nos cinemas e ganhou os prêmios de melhor diretor, melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante --para o espanhol Javier Bardem.

cineclick.uol

Sep 4, 2008

A Arte de massagear




Falar sobre massagem para mim é falar de Roberta Delong Miller

O livro dessa terapeuta "Massagem Psiquica"caiu nas minhas mãos por acaso, quando eu nem pensava em trabalhar com massagem e é meu livro de cabeceira há 20 anos .
Os interessado na relação corpo-mente-emoção não devem perder esse livro . Ele é iniciático.
Roberta DeLong Miller, nasceu em Washington, estudou piano clássico e viola durante muito anos, formou-se em Filosofia. Seu interesse por massagem surgiu no Instittuto Esalen, na Califórnia, onde trabalhou por anos. Ensinou massagem nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
Seu livro descreve um método de curar que apesar de ter evoluído a partir da massagem, é mais do que massagem. A presença da tomada de consciência possibilita a cura ou o equilíbrio mental e emocional, através do corpo.
Ela chama esse método de massagem psíquica.
Um livro simples e direto, ilustrado com fotografias e desenhos;

"O contato não é efetuado por um movimento de aproximação do seu corpo físico. Ao contrário, vc atinge alguém quando está centrado em seu próprio interior e aí encontra o outro também.
Contato não é algo entre dois indivíduos, mas o ser uno", Roberta Miller

Sábias palavras,
minha primeira mestra na arte de massagear

Sep 1, 2008

Jude Law discursa no Afeganistão pela paz


O ator inglês Jude Law está nesta segunda-feira no Afeganistão, como embaixador do projeto "Peace One Day". Ele convocou toda a população do país para colaborar com o "Peace Day", em português, dia de paz. O movimento acontece no dia 21 de setembro, e faz parte de uma campanha global pelo cessar-fogo e o fim da violência.


O projeto "Peace One Day" foi criado em 1999 pelo cineasta inglês Jeremy Gilley. Ele também estava no Afeganistão para divulgar suas idéias e mostrar um filme sobre eventos que marcaram a campanha em 2007. Law explicou que a intenção da visita é lembrar a todas as partes, tudo o que aconteceu e está acontecendo no país. E fazer uma demostração do que poderia acontecer caso houvesse negociação.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook