Jul 13, 2009

Jardim nas alturas



Que tal esses Green Roofs for Healthy Cities (Telhados Verdes para Cidades Saudáveis)?
Muito acima do barulho e da sujeira das ruas urbanas, jardineiros plantam frutas e vegetais. Alguns simplesmente gostam de cuidar dos jardins nas alturas, outros fazem isso em nome do meio-ambiente.
Essa é uma onda recente que nasceu na década de 60 na Alemanha. Olha que lindo esses telhados verdes em Stuttgart, onde regulamentações municipais exigem, desde 1989, que todas as construções novas com laje instalem seu jardim. (abaixo)

Em New York os telhados verdes (green roofs) estão sendo incentivados pela prefeitura para criar hortas urbanas. Já tem subsídios aprovado em lei que valem abatimento de impostos no valor de US$ 100.000/ano. E a lei vale não apenas nos telhados das residências mas sim, nos comerciais. Com isso Nova Iorque já tem mais de 87.000 metros quadrados de telhados verdes (10% da área construída da cidade).
Steven W. Peck, fundador da associação industrial Green Roofs for Healthy Cities, com sede no Canadá, diz que "só é necessário subir em um prédio alto na Alemanha para ver telhados verdes por todos os lados".
Mais imagens Link aqui.

2 comments:

Café e Conspiração said...

Iniciativa muito interessante, principalmente porque quebra um pouco a idéia de que vivemos num mundo de concreto. Viva a qualidade de vida!!!

Esperamos nova visita sua em nosso blog:

www.cafeeconspiracao.blogspot.com

Iza said...

Obrigada pela visita :)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook