Jul 19, 2009

Começou a temporada: três baleias foram vistas no Sul de Santa Catarina

O Instituto Baleia Franca (IBF) realizou na Praia do Rosa, em Imbituba-SC, a cerimônia oficial de abertura da temporada de observação da baleias Franca.

Três mamíferos apareceram: mãe e filhote que não chegou a fazer saltos ou exibir a cauda, mas quando subia à tona para respirar oferecia um belo espetáculo ficaram próximos da praia durante 20 minutos e depois se retiraram para alto-mar, um outro mamífero chegou a nadar durante algum tempo na Praia da Ribanceira, mas teve um comportamento mais discreto e pouco pôde ser observado.


Conforme normas ambientais, lanchas ou barcos não podem estar a menos de 50 metros de distância nem seguir um trajeto que possa colocar em risco a segurança do mamífero.
— Temos de ter o máximo de cuidado, até porque movimentos bruscos e muito barulho das pessoas ou do motor afugentam a baleia e a viagem e toda busca podem se tornar inúteis — explicou a bióloga Mônica Pontalti.

Segundo Mônica Pontalti, a instituição pretende iniciar estudos para tentar entender porque as baleias de passagem pelo Litoral Sul se concentram em seis refúgios localizados entre Garopaba e Imbituba.

marcelo.becker@diario.com.br

No comments:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook