Sep 16, 2006

Save the Whales


Ver as baleias dando espetáculo no litoral de Santa Catarina hoje é uma sensação de que o esforço vale a pena e o resultado está aí. Nos anos 80, um projeto chamado SOS Baleia participava de um esforço ambientalista para proibir a caça às baleias nas 200 milhas náuticas brasileiras.

Nesta época apenas um navio de bandeira japonesa e baseado no porto de Vitória (ES) era responsável pelo extermínio em massa dos cetáceos no mar brasileiro. Com isso, as ongs ambientalistas passaram a apoiar o projeto de lei que precisava de milhão de assinaturas (não lembro o número) para conseguir dar entrada na Câmara dos Deputados em Basília.

Cada ativista ambiental então pegava uma cópia do formulário de assinaturas e RG, copiava e só então começava a recolhe-las. Primeiro com os amigos mais próximos, sempre assim, e depois aproveitava os horários de folga no trabalho para recolher na calçada o máximo de assinaturas possíveis. Me recordo de várias ocasiões na avenida na Avenida Paulista, em Sampa, em que pediamos assinaturas para conseguir dar entrada no tal projeto de lei que acabou sendo aprovado.

Exatamente ontem, 15/9/6, em Floripa, Praia da Armação (Caldeirão), uma pessoa admirava, com seu olhar fixo mar adentro, uma baleia Jubarte dar seus saltos hipnotzantes sobre uma superfície crespa da água soprada pelo gelado vento sul. Assistir de perto um espetáculo como esse hoje em dia é ter certeza de que a natureza é um equilíbrio onde não existem superiores, seguindo uma cadeia lógica percebemos que o mais importante para a sobrevivência humana não é o papel de predador e sim de mantenedor, cuidando do planeta para que ele não tenha os recursos necessários para sua sobrevivência escassos e a raça humana pague um preço alto por este descuido. Um planeta e apenas uma espécie capaz de cuidar dele no momento.

Assistir aos voos das Franca ali no Caldeirão com aquele sul bombando forte ontem foi realmente um espetáculo com uma sensação extraordinária. Obrigado baleias, vocês sempre têm muito a ensinar.

Floripa, realmente mágica, 16/9/6.

Ricardo Lobo


Pense nisso.

(texto exclusivo para o blog Inside)
http://www.vizinhodojefferson.blogger.com.br
orkut: Ricardo Lobo 4321 PV/SC

.

1 comment:

Zoe de Camaris said...

Oi Izabella,

Passando para dar um alozinho - tá bem bacana seu blog.

beso,

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Atalho do Facebook